Início / futebol / Posições do futebol: O volante
Posições do futebol: O volante

Posições do futebol: O volante

Dando sequência a série de postagens sobre as posições existentes no futebol, falaremos hoje sobre uma posição que todo mundo já ouviu falar, mas não sabe muito bem o que ela faz: o volante.

De grande importância para o time, o volante é responsável por muitas vezes criar jogadas e também de recuperação de bola. A função foi executada pela primeira vez aqui no Brasil, por Deílson para assim evitar as tabelas pelo meio do campo entre os jogadores santistas Pelé e Coutinho.

Quantas variações de volantes existem?
A posição é mais conhecida como volante aqui no Brasil, porém ela também pode ser chamada de centromédio, médio-volante, mediano , meio-armador, meio-defensor e trinco.  Inicialmente existia apenas um volantes, este por sua vez atuava sempre pelo meio, evitando que os adversários avançassem por ali, porém tinham também que cobrir os laterais e acabavam sobrecarregados. Assim foram introduzidos mais jogadores nessa função, podendo ser chamados de 1º, 2º ou 3º volante.

Primeiro volante
O primeiro volante é muitas vezes chamado de cabeça de área é o volante que atua a frente do goleiro, porém mais afastados que os outros volantes. Muito criticados por não possuírem habilidade suficiente para atuar na posição, são chamados eventualmente de cabeça de bagre. Um bom passe é fundamental, pois a bola precisa chegar com precisão para os meio campistas e meia-atacantes.  Podem atuar também como falso líbero e atualmente essa posição está sendo chamada de ‘jogadores do primeiro passe’.

Segundo volante
O segundo volante por sua vez é o meio-campista que atua na função de auxiliar o primeiro volante na marcação dos meias adversários. Ele também deve amparar os meias da sua própria equipe e criar as jogadas de ataque. Sua especialidade deve ser de organizar o meio de campo e principalmente distribuir os passes. Fazendo a ligação entre a defesa e o ataque do meio de campo, ele recebe a bola da defesa e repassa para algum meia do time que irá armar melhor a jogada. Além disso deve cobrir a posição dos laterais que saem para as jogadas no campo de ataque.

Terceiro volante
Os terceiros volantes, ou médios são responsáveis muitas vezes pelas criações de jogadas. Atuam a partir do campo adversário eles são de extrema importância na criação e participação das jogadas. Esses por sua vez, possuem um nível mais elevado de técnica do que os outros volantes, pois devem ter visão de jogo, iniciativa, habilidade e principalmente passes bons e precisos. Além disso são ótimos em marcação homem a homem dentro do campo.

Entre os nomes de volantes mais famosos do mundo estão Paulinho, Xavi, Phillip Cocu, Dunga, Falcão, entre outros.

Separamos pra você um vídeo com os melhores momentos de Fernando Gago, um dos melhores volantes do mundo.



 Confira nosso setor de futebol na nossa loja online.

futebol






Via: Folha Online, Clube do Futebol, Wikipédia, Portal Terra 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre Karoline Reis

Colaboradora na área de mídias Sociais da empresa Freecs, é apaixonada por esportes. Atualmente pratica Rugby e joga na posição de Central, numa equipe de Sevens amadora. Estudante de Publicidade e Propaganda, ela vê no blog uma oportunidade de exercitar a formação juntamente com a paixão.
Scroll To Top